sábado, 30 de julho de 2011

BIOGRAFIA ACELINO LEANDRO


Acelino Leandro da Costa nasceu no sítio Cajazeiras, município de Várzea Alegre, o dia 28 de fevereiro de 1921, filho de Vicente Leandro da Costa e de Raimunda de Sousa Lima.
Quando tinha 3 anos de idade seu pai transferiu-se para o sítio Mosquito, município de Iguatu, onde residiu até setembro de 1932. Daí em diante passou a morar no Junco, hoje Grangeiro.
Em 1933 foi matriculado na escolinha de dona Alta, onde conheceu as primeiras letras do alfabeto e alfabetizou-se.
No dia 23 de outubro de 1939, juntamente com seus pais e nove irmãos, foi embora para o estado de São Paulo; lá residiram em Valparaíso, Araçatuba e Guararapes; durante essa época em que se ausentaram do Ceará, ele foi agricultor e funcionário da estrada de ferro Noroeste Brasil.
No dia 20 de julho de 1943 voltou ao Ceará e fixou residência em Várzea Alegre, onde se estabeleceu no comércio, no ramo de mercearia, sócio com seu irmão Francisco Leandro da Costa, que foi seu companheiro de viagem retornando ao seu torrão natal.
No dia 10 de setembro de 1946 casou-se com Maria Luíza Correia, filha de Joaquim Honório e Constância Correia de Oliveira. Do casal nasceram três filhos que são: Carlos Renir Correia Leandro (vereador neste município), Sílvio Romero Correia Leandro e Luiz Correia Leandro (Bancário e ex-vereador neste município).
Acelino Foi comerciante por mais de 30 anos em Várzea Alegre, Fortaleza, e Belém do Pará. Foi chefe político em Várzea Alegre onde sempre desfrutou de prestígio; foi eleito vereador em 1958 e candidato a prefeito municipal em 1962 e 1966, sem lograr êxito.
Soube conservar grandes e boas amizades, que conquistou durante a sua vida.
Hoje não exercia mais qualquer atividade comercial e social; morava em Várzea Alegre, vivendo das suas rendas viúvo, esperando seu dia chegar. Na meia noite do dia 30 de julho de 2011, falece em sua residência.
Acelino ao lado de Pedro Alves de Morais (Pedro Piau) escreveram um livro de genealogia que é uma rica fonte de pesquisa para quem quer iniciar suas fontes de pesquisas "Várzea Alegre: sete gerações desde papai Raimundo". Deixou minha condolências a sua família enlutada, Várzea Alegre perdeu um homem culto e muito inteligente.
O seu sepultamento será amanhã, haverá missa de corpo presente na capela de Santo Antonio as oito horas logo em seguida o corpo sairá para o cemitério da saudade onde será sepultado.

*Biografia extraída de seu livro e algo acrescentado

2 comentários:

  1. Grande perda para Varzea-Alegre. Somos eternos devedores dos seus belos exemplos. Aos familiares os nossos sinceros sentimentos. Deus o tenha na sua gloria.

    ResponderExcluir
  2. Q Deus ampare e proteja sua familia, q papai do ceu ilumine conforte o coração de todos vcs... nosso sinceros sentimentos de pesar e que nesta difícil hora apeguemo-nos firmemente nas palavras do consolador para que possamos transpor e superar esse momento... . filhos de Leandro Vieira da Costa e Pedrina Leandro da Costa SEUS PRIMOS Zorilda Leandro da Costa Ferreira, Valdelice Leandro da Costa Galerani , Maria de Lurdes Leandro Oquiucci e Donato Oquiucci, Valdeci Leandro da Costa Silva

    ResponderExcluir