sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vivendo Como gosto e sendo feliz como posso


Depois da minha viagem de trem, fiquei mais sociável, vim fazendo amizade com um casal da cidade São Tomé das Letras, conversamos bastante, eu mais ouvia, como sempre faço em minhas viagens e em minha cidade. Sou assim mais escuto e por isto mesmo e pelo meu jeito calmo, boa ouvinte e quando falo não entro em detalhes nem pergunto coisas indiscreta, aprendi que ouvir é melhor que falar e se sabe mais quanto se é discreto. Tenho muitas freguesas que vão à minha barraca para falarem de si, mas envergonhadas sempre compram primeiro algo aí desabam a falarem e assim estou eu de repente diante de uma pessoa com um problema que as vezes é só o de desabafar e ser ouvida e isto faço muito bem.
Resolvi fazer uma horta no quintal, já que tenho um jardim maravilhoso. Chamei o senhor Vicente que é o jardineiro mais procurado da cidade, escolhemos o que seria plantado, o formato da parte de alvenaria. Peguei a lista e fui ao local que vendia de tudo para hortas e jardins, na casa nova materiais para construção e comprei tudo que seria usado na parte de alvenaria. Resolvi fazer dos dois lados do quintal deixando uma passagem no meio. Do lado esquerdo plantei legumes, mais adiante perto do pomar plantei mandioca, quiabo e abobrinha, e algumas bananeiras. Do lado direito plantei todo tipo de verduras. Seria uma horta linda e me ocuparia mais ainda, mas eu teria muito prazer em dar de tudo que nascesse de agrado para meus vizinhos, conhecidos e fregueses da barraca. Eu já fazia isto com os mamões, mangas e jabuticabas, ha! Era maravilhoso ver como eles ficavam contentes com minha atenção e cordialidade. Eu sou assim uma pessoa só, que mora sozinha, não fala de sua intimidade, de sua vida, mas que tem amigos e conhecidos que me respeitam e mostram amizade por mim e que já se acostumaram com meu modo de ser, já não provoco tanta curiosidade nem comentários, pelo menos já não os ouço mais nos lugares que frequento, ora pois nem no salão de beleza me fazem perguntas e olhe que frequento lá desde que cheguei aqui e são as mesma profissionais que me atentem desde o inicio: Massagista, manicure, cabeleireira e depiladora, todas me atendem como se eu tivesse nascido e me criado ali junto com elas. Aqui sou uma pessoa sem passado só presente e futuro. Meu passado deixei para traz ao resolver viver um novo estilo de vida e viver na solidão dentro de casa , para não dizer , viver com exclusividade uma liberdade de ir e vir sem ter que pedir, fazer o que escolher sem ser criticada, eu diria ainda mais profundamente viver em paz, sem confusões, sem bla! Bla! Bla!
Não sou anti social, até frequento a igreja aos domingos a noite. Passo a pizaria e pego minha pizza de meu sabor predileto e vou pra minha casa comer enfrente a televisão sem ninguém pra mudar de canal...como é bom assistir o que bem entender, sem ser interrompida, como é bom sentar na minha espreguiçadeira embaixo da árvore flanboyan e ler meu livro tranquilamente. Essa minha vida de solitária é mais para quem pode e quer ser feliz assim.

Íris Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário