sexta-feira, 22 de julho de 2011

CANÇÃO DE REPÚDIO À PÁTRIA


Acabaram as palmeiras
Ninguém ver mais sabiá
As aves emudeceram
Só a tristeza tem por lá

Nosso céu está poluido
Nossas várzeas já secaram
Nossos bosques tristes estão
Tudo, tudo se acabaram.

Em cismar sozinho à noite
Prazer não encontro mais lá
Minha terra tinha palmeira
Onde cantava o sabiá

Minha terra tinha primores
Que tais encontrava eu lá
Em cismar sozinho - á noite
Mais prazer encontro eu cá
Minha terra tinha palmeira
Onde cantava o sabiá.

Se eu chegar a morrer
Antes não quero voltar lá
Que os primores não desfrutarei
Prefiro os de cá
Sei que não avistarei as palmeiras
Nem tampouco o sabiá

Pois o progresso fez perecer...

Israel Batista

*Esse poema é uma contextualização do famoso poema Canção do exílio de Gonçalves Dias

Um comentário:

  1. Israel, darei uma fugidinha neste fim de semana. Não sei se terei acesso à Net.
    Cuide dele, por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir