domingo, 31 de julho de 2011

NORDESTE- RECANTO POÉTICO


Sou sertão, litoral, serra e agreste
Sou abrigo de raças variadas
Também tenho bandeiras levantadas
No Brasil sou a região Nordeste

Represento a família numerosa
De nove grandes vultos da nação
De seus nomes vou dar a relação
CEARÁ no Jardim é a grande rosa

Outras flores enfeitam meu jardim
Afinal todas são plantas daqui
As águas e o calor do PIAUÍ
São afagos que Deus criou pra mim

Quase norte, ficou em nosso lar
Preferiu do Nordeste a geração
Verdes matas do imenso MARANHÃO
No meu peito constroem grande pomar

RIO GRANDE DO NORTE sem igual
No relevo ganhou destaque honroso
Suas praias são algo fabuloso
Grande rei na exportação de sal

Abraçando os irmãos com grande ardor
Sertaneja de todo coração
Valentia lhe dá a projeção
PARAÍBA é rainha, sim senhor

Doce terra da indústria açucareira
PERNAMBUCO desponta qual gigante
Produzindo seu frevo inebriante
Com valor aqui dentro e além-fronteira

Verdejante jardim dos marechais
Força negra arquiteta dos Palmares
Construtora de outros grandes lares
ALAGOAS me engradece mais e mais

BAHIA, grande berço da nação
Santuário turístico de belezas
Na poesia doce fonte de riquezas
Qual celeiro de astros da canção

Completando esta prole iluminada
Pelos raios fulgentes do astro-rei
Vem SERGIPE provando que cantei
Uma casa bonita e arrumada.

Vicente Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário