domingo, 13 de março de 2011

JOGUE NO BICHO


É por isso que os 25 bichos do jogo desfrutam de mais prestigios e confiança do que de senadores e deputados. Na política, os políticos é que enganam. No jogo, os apostadores é que se enganam. Ou porque não souberam interpretar um sonho ou porque não aproveitaram um palpite.
Havia antigamente em Fortaleza um cidadão que diariamente acertava no jogo do bicho, aproveitando os palpites da sua empregada. Logo no café, ele perguntava:
- Mariana, que bicho vai dar hoje?
E ela respondia:
- jogue no pavão, meu patrãozinho!
À tarde dava pavão
- Mariana, por que você adivinhou que dava pavão?
- Foi do sonho que eu estava no açougue, comprando carne de gado!
- E o que é que tem carne de gado com pavão, Mariana?
- É pruquê eu pedia que o marchante tirasse a carne da pá pro vão!
Outra vez, Mariana sugeriu que o patrãozinho jogasse no tigre. Dito e feito! E o patrão perguntou qual tinha sido o sonho.
- Eu sonhei que tava fazendo um bolo de aniversário!
- Mas, Mariana, o que é que tem a ver bolo com tigre?
- Oxente, meu patrãozinho, e o bolo não é feito de farinha de tigre!...
Se o "bote fé" da política fosse como "Fazer fé" do jogo do bicho, até que valia er uma Mariana em casa.

Padre Vieira
Escritor de Várzea Alegre no Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário