sábado, 21 de maio de 2011

ELEITA A NOVA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO



No início da noite 18, na Reunião Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) , foi eleita a nova Presidência do CELAM. O novo presidente escolhido foi dom Carlos Aguiar Retes, arcebispo do México, que atualmente é presidente da Conferência Episcopal Mexicana e do Departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo do CELAM. Foi eleito, ainda, como primeiro vice-presidente, dom Rubén Salazar Gómez, atual presidente da Conferência Episcopal da Colômbia. Para segundo vice-presidente o escolhido foi o arcebispo eleito de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa.

Presidente

Dom Carlos Aguiar Retes, nasceu em 9 de janeiro de 1950 em Tepic, Nayarit. Ele foi ordenado padre em Tepic em 1973. A partir de 1997 ele foi bispo de Texcoco. Ele terminou seus estudos em Ciências Humanas e Filosofia no Seminário de Tepic (1961-1969), e estudou teologia no Seminário de Montezuma, Estados Unidos (1969 - 1972) eo Seminário de Tula, Hidalgo (1972-1973).

Em março de 2007, o papa Bento XVI o nomeou membro do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso. De 2003 a 2007 foi presidente do Centro Pastoral do CELAM.

Vice-presidente

Dom Rubén Salazar Gómez nasceu em Bogotá, Colômbia, em 22 de setembro de 1942. Frequentou o seminário Ibagué onde estudou o ensino médio e, em seguida, o ciclo filosófico. Em Roma, na Universidade Gregoriana tem bacharelado em Teologia. No Pontifício Instituto Bíblico, ganhou sua licenciatura em Sagradas Escrituras.

Foi membro do Pontifício Conselho "Cor Unum" e representante dos países bolivarianos no Conselho Executivo da Caritas Internationalis. Em 1999 o papa João Paulo II o nomeou arcebispo de Barranquilla.

Segundo vice-presidente

Dom Dimas Lara Barbosa é o arcebispo recém-nomeado de Campo Grande (Mato Grosso do Sul, Brasil). Nasceu em Boa Esperança (MG) no dia 1º de abril de 1956. Frequentou a Faculdade de Filosofia do Instituto de Filosofia de São Bento (SP) e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP. Ele obteve seu doutorado em Teologia Sistemática na Universidade Gregoriana, em Roma. Ele também se formou em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos (SP), depois de trabalhar como engenheiro no Instituto de Atividades Espaciais. Dom Dimas foi por quatro anos secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mandato 2007 a 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário