quinta-feira, 7 de julho de 2011

CÂMARA DE VEREADORES DE CEDRO FAZ SESSÃO ITINERANTE EM ASSUNÇÃO

Neste sábado, dia 02 de julho, a Câmara de Vereadores de Cedro, sob a presidência do Vereador do PP, Dr. Gildásio Oliveira, realizou uma Sessão Itinerante na sede do distrito de Assunção, no prédio da Associação Comunitária Francisca Dinarci Bezerra da Costa.
Dr. Gildásio Oliveira defende que este é um projeto inovador, que oportuniza o encontro entre as comunidades e seus representantes na Câmara, estreitando a relação entre ambos, resultando no atendimento das demandas coletivas da população.

PARTICIPAÇÃO DOS VEREADODES NA SESSÃO ITINERANTE DE ASSUNÇÃO

Dr. GILDÁSIO OLIVEIRA (PP), fez uma referência especial a Associação Comunitária Francisca Dinarci Bezerra da Costa e agradeceu pela acolhida da Câmara em Assunção. O chefe do Poder Legislativo fez um relato acerca do seu trabalho como presidente para divulgar a Câmara, falando da existência do site, do informativo, e do programa de rádio na Cedro FM. O vereador falou que essas ações objetivam resgatar a imagem do vereador.

Gildásio Oliveira se reportou ao fato envolvendo o secretário de Obras do município, Manoel Siqueira, dizendo que achou uma petulância a forma como o mesmo, numa entrevista a uma rádio da cidade, se dirigiu a pessoa do empresário Erasmo Ferreira, e esse mesmo secretário, também através da mesma rádio, teria se referido aos requerimentos dos vereadores como inúteis. Gildásio comentou que “é essa a mentalidade da atual administração, e lamentou a forma como as colocações foram feitas na rádio Montevidéo AM, lembrando o fato ocorrido em torno da primeira sessão itinerante do distrito de candeias, onde um locutor da emissora, teria dito que a Câmara havia armado um circo naquela comunidade e a Câmara teve que ir à justiça buscar o direito de resposta”.

O presidente da Câmara destacou a sensibilidade e a presteza do deputado estadual e atual secretário da Fazenda, Mauro Filho, pelo atendimento do pleito apresentado por sua pessoa com relação à segunda etapa do abastecimento d’água das Timbaúbas, onde o deputado sem observar a questão política local, de pronto viabilizou a liberação.

O parlamentar lembrou ainda a situação do trânsito em Cedro e ressaltou a necessidade de se buscar do prefeito municipal, verba para sinalização da cidade, e apelou ao líder da bancada do prefeito José de Araújo (PP), que interceda nesse sentido.

O vereador voltou a parabenizar o secretário de Segurança de Cedro, Dr. Joás Albuquerque, pelo “brilhante trabalho” que vem realizando no município.

Sobre os números do Spaece que revelaram declínio dos indicadores da educação no município, Gildásio Oliveira, disse achar importante uma discussão ampla sobre os números do Spaece, asseverando que discorda da transferência indiscriminada de professores por questões políticas.

O presidente do Legislativo Municipal alertou cautela com a Lei Eleitoral que, especialmente quando se trata de propaganda ilegal, citando os discursos proferidos numa inauguração realizada recentemente pelo Executivo na comunidade de Mundo Novo, em Várzea da Conceição.

O vereador disse que o Legislativo precisa conhecer os projetos desses açudes e analisar os critérios como a possibilidade de beneficiar as regiões do município em geral, ressaltando também a necessidade da existência do termo de servidão pública para construção de açudes na zona rural.

Gildásio Oliveira disse que despertou para essa questão, quando um locutor da rádio Montevideo, anunciou a construção, pela prefeitura, de vários açudes na zona rural e enfatizava que “pessoas em gabinetes no ar condicionado não viriam para o meio do povo para construírem obras como essas”, deixando clara a questão política em torno das obras, e, portanto, há a necessidade de uma análise por parte do Poder Legislativo dos projetos dessas obras.

Com permissão da Mesa Diretora da Câmara, foi concedido espaço à presidenta da Associação Comunitária Francisca Dinarci Bezerra da Costa, Raimunda Alencar de Souza (Rosenir), e a mesma parabenizou o Legislativo cedrense e fez um agradecimento ao deputado Mauro Filho pelo apoio à comunidade de Assunção.

ANA NILMA (PSDB) fez um agradecimento especial ao povo da localidade pelo carinho comprovado para com sua pessoa, e que esse carinho é um patrimônio especial que herdou do seu sogro, o líder político Dr. Obi Viana Diniz.

Ana Nilma ressaltou a importância da sessão itinerante e fez um relato do seu trabalho em prol do distrito de Assunção, apresentando cópias de vários requerimentos de sua autoria em benefício da comunidade.

A parlamentar falou sobre a situação de inadimplência do município com o Ministério de Combate à Fome por conta de desvio de recursos da construção de cisternas de placas, afirmando que já tem em mãos o relatório que passará para os demais vereadores, relatório este, confirmando que o Executivo cedrense terá que devolver o recurso da obra na totalidade e corrigido.

A vereadora disse que por conta dessa inadimplência, o município deixou de participar do programa do governo federal de um milhão de cisternas, que beneficiaria outras comunidades.

Ana Nilma também falou sobre a dívida da prefeitura com algumas associações comunitárias, e reiterou seu apelo para que o prefeito João Viana (PP), possa sanar essa dívida que foi contraída no uso de tratores dessas associações para o corte de terra referente ao ano de 2009.

A parlamentar ainda se reportou sobre os projetos de abastecimento d’água das comunidades de Beliza e São Vicente, citando que o projeto da Beliza não foi encontrado nos órgãos estaduais, e que, a seu ver, por falta de compromisso do Poder Executivo.

Na ocasião, Ana Nilma parabenizou a escola Tereza Dutra pelo bom desempenho no Spaece, e lamentou o fato de outras escolas terem sido avaliados com resultados precários.

A vereadora encerrou a sua participação, reafirmando o compromisso de continuar trabalhando intensamente pelos projetos de interesse do município, e com muito carinho especial, em defesa do distrito de Assunção.

ANTÔNIO HÉLIO (PSDC) - Em seguida, usou a tribuna o vereador Antônio Hélio (PSDC), que mostrou que estava alegre por percorrer o município de Cedro através do projeto de Sessão Itinerante.

Antônio Hélio lamentou a pouca frequência da população na sessão, mas disse acreditar que aos poucos isso vai melhorar, acrescentando que a Câmara de Cedro está amadurecida.

O vereador parabenizou a escola Tereza Dutra pelo prêmio “Escola Nota Dez” e se reportou ao assunto levantado pelo edil Gilberto Barbosa (PRB) a cerca dos números do Spaece, dizendo que naquele momento apresentou suas críticas construtivas sem nenhum interesse de prejudicar a secretária de educação, Perpétua Braga, de quem é companheiro de grupo político.

Antônio Hélio disse que a emissora Cedro FM, veiculou seu pronunciamento proferido na Câmara, por duas ocasiões com o intuito de fazer política com a Câmara, e mais precisamente, com o vereador.

O parlamentar disse que as críticas que fez tem como objetivo contribuir com a secretária, que pelo amadurecimento da mesma, com certeza entenderá o verdadeiro sentido do seu pronunciamento como um grito de alerta para melhorar os números da educação.

O vereador disse que reconhece o empenho da colega Ana Nilma (PSDB), da oposição, em prol do distrito de Assunção, mas ressaltou o trabalho do prefeito João Viana (PP), citando obras importantes no distrito como praça, estradas, implantação da informática na escola Tereza Dutra, entre outras obras, e que, na sua avaliação, a atual administração tem proporcionado avanços em varias áreas do município.

JOSÉ DE ARAÚJO MANZOLILLO LOBO (PP) - O vereador e líder do governo na Câmara, José de Araújo, falou da importância da sessão itinerante e destacou sua alegria de participar desse trabalho.

O vereador comentou os números do Spaece que apresentaram a baixa qualidade da educação no município, e disse que fez a sua análise sobre os indicadores.

O parlamentar disse que tratou do assunto com o prefeito João Viana (PP), e que este se mostrou preocupado com o resultado do Spaece.

José de Araújo disse que conversou também com a primeira dama, Alacoque Araújo, e que ela o informou que a prefeitura está pleiteando uma verba para investir na reciclagem dos professores e em outros pontos que possam contribuir para melhorar os indicadores da educação de Cedro.

O vereador saiu em defesa do seu companheiro de bancada, Antônio Hélio (PSDC), e disse que acha que o trabalho deve ser feito sem demagogia, acrescentando que entendeu o sentido das críticas que foram feitas pelo colega Antônio Hélio, e afirmou que o trabalho do grupo político continua, sem alteração.

GILBERTO BARBOSA (PRB) - Depois de expressar sua alegria por participar das sessões itinerantes da Câmara e por estar no distrito de Assunção, o vereador Gilberto Barbosa (PRB), falou que desenvolve seu trabalho com seriedade, e que, em nenhum momento, destratou a secretária de educação, Perpétua Braga, ou qualquer secretário. No entanto, lamentou o fato de algumas pessoas as quais considera incompetentes e "babões", que levam "fuxico" para agradar o chefe do executivo municipal, muitas vezes sem a verdade, e entende se tratar de pessoas que não querem deixar de "mamar nas têtas do poder".

Gilberto Barbosa falou sobre a denúncia que a oposição formulou na Justiça contra o programa Garantia-Safra de Cedro, na qual relata que cerca de 400 pessoas carentes ficaram sem as vagas do programa, vagas estas que foram ocupadas por pessoas que não se enquadravam no perfil do Garantia-Safra. O parlamentar disse que a denúncia foi feita com responsabilidade e que vai aguardar o desfecho da investigação para saber definitivamente quem está com a razão.

O vereador destacou o trabalho desenvolvido pelo deputado estadual e atual secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho, que vem mostrando serviço em várias áreas do município, e alertou que tudo que for buscado do governo do Estado tem que ser via projeto, e o deputado Mauro Filho já está trabalhando, junto às lideranças políticas, os projetos das estradas dos distritos de Santo Antônio e Várzea da Conceição, assim como várias outras obras no município.

Gilberto Barbosa lembrou um projeto de lei de sua autoria, que foi aprovado, e apresentou a lei de número 059/2002, que torna público e obrigatório o exame médico periódico para funcionários públicos municipais, e lamentou que, apesar da lei, na prática, os exames não estão sendo realizados. O vereador pediu que a lei fosse cumprida.

EDIVAN SALES (PTB) - O vereador Edivan Sales (PTB), iniciou o seu pronunciamento relatando a importância da sessão itinerante e ressaltando a necessidade da divulgação do trabalho dos vereadores. O vereador comentou que sessão itinerante é uma oportunidade de contato direto com as comunidades, visto que sempre achou primordial as discussões com a população.

Edivan Sales falou que as críticas apresentadas pelo colega Antônio Hélio (PSDC), sobre a educação de Cedro, foram construtivas e irão contribuir para melhorar os índices educacionais. O vereador sugeriu o aproveitamento do período de férias do mês de julho para que seja feito um trabalho de melhoria nas escolas da zona rural, onde também pode ser melhorado o transporte escolar, e outros pontos importantes.

O parlamentar disse que sempre que apresenta seus requerimentos é visando a melhoria da população, e que ver o Poder Legislativo cada vez mais coeso.

Edivan Sales ponderou que é necessário o debate e a existência da situação e oposição.

O vereador falou sobre a escola Tereza Dutra, parabenizando a instituição de ensino pelo desempenho que obteve na recente avaliação do Spaece e ressaltou a necessidade de apoiar o professor e o envolvimento dos pais dos alunos, evitando que toda responsabilidade sobre a qualidade da educação seja atribuída à escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário