sexta-feira, 6 de maio de 2011

A formiga sábia


Provérbios 6:6-11

…[A formiga] no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento. —Provérbios 6:8

1 Reis 21–22
Lucas 23:26-56

Todos os anos faço algo especial para comemorar a chegada da primavera — compro armadilhas para formigas. Essas pequenas invasoras continuamente marcham até nossa cozinha em busca de migalhas deixada no chão. Elas não são exigentes; um fragmento de batata frita; um grão de arroz ou até mesmo uma partícula de queijo as satisfaz.

Embora as formigas sejam um incômodo, Salomão as elogiou por sua ética de trabalho constante (Provérbios 6:6-11). Ele ressaltou que elas têm sua própria orientação, “…não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante” (v.7), e mesmo assim são muito produtivas. As formigas mantêm-se ocupadas mesmo quando não é necessário, abastecendo-se de suprimentos no verão e ajuntando o seu mantimento na colheita (v.8). Chegando o inverno, não se preocupam com o que comerão. Pouco a pouco, essas trabalhadoras armazenam alimento suficiente para sustê-las.

Podemos aprender com as formigas. Quando Deus nos dá momentos de fartura, podemos nos preparar para momentos em que os recursos possam ser poucos. Deus provê tudo o que temos, incluindo nossa habilidade para trabalhar. Devemos trabalhar diligentemente, ser mordomos sábios daquilo que Ele nos deu e descansar em Sua promessa de cuidado (Mateus 6:25-34).

Lembremo-nos do conselho de Salomão: “Vai ter com a formiga […] considera os seus caminhos e sê sábio” (Provérbios 6:6).

Confie em Deus para o dia de hoje — e prepare-se para o amanhã
6 de maio de 2011

publicado no devocionário Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário 2º trimestre de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário