quinta-feira, 5 de maio de 2011

OBRA LITERÁRIA RESGATA A HISTÓRIA DO CEDRENSE CLODOALDO NUNES




Caros amigos, neste último dia 27 de abril, em Fortaleza, na Assembleia Legislativa, tive o prazer de participar da solenidade de lançamento do livro “Entre Carnaúbas, Mandacarus, Castanheiras e Cafezais”, sobre a vida do cedrense Clodoaldo Nunes de Almeida, de autoria de Damião Moreira Nunes e a Sra. Tereza Neide Nunes Vasconcelos.

Damião Moreira Nunes e Tereza Neide Nunes Vasconcelos, filho e neta de Clodoaldo, descrevem de forma genial a saga deste cidadão de Cedro, que deixou a nossa terra para percorrer o Brasil na busca de melhores condições de vida.

Depois de passar pelos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, Clodoaldo Nunes fixou residência na Fazenda Castanhal, em Rondônia, onde chegou em maio de 1965.

Clodoaldo Nunes foi um verdadeiro desbravador, tendo responsabilidade direta pela introdução da cultura do café em Rondônia, a partir da Fazenda Castanhal, com o auxílio dos filhos André Moreira Nunes e o autor do livro Damião, que residem até hoje naquela fazenda.

Depois de mostrar muita coragem e trabalho, conquistando simpatia e notoriedade no estado de Rondônia, fica o grande legado deste filho de Cedro que retrata a vida de destemor do sertanejo, sempre pronto a lutar e a vencer desafios.

Clodoaldo Nunes faleceu em julho de 1981, sua história está eternizada quando recebeu reconhecimento público, emprestando o seu nome a uma e escola e a um bairro na cidade de Cacoal.

Eu sou um saudosista. Gosto das boas histórias, e se estas retratam a vida de alguém que pertença ou tenha pertencido ao nosso bom lugar de Cedro, me prendo a respeitar, admirar e a divulgar.

Parabéns aos autores Damião Moreira Nunes e a Sra. Tereza Neide Nunes Vasconcelos pelo brilhante trabalho.

drnilsondiniz.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário