quarta-feira, 13 de julho de 2011

BIOGRAFIA DE JOSÉ PAULINO DOS SANTOS (ZÉ MOUCO)


José Paulino dos Santos, nascido em 01/11/1922 na cidade de Juazeiro do Norte. Filho de João Paulino dos Santos e Generosa Francisca de Jesus. O caçula do total de três. Órfão ainda bebê, sua mãe e as crianças vieram morar na cidade de Várzea Alegre, no sítio Carrapateira do distrito de Calabaça.
Quando tinha aproximadamente 20 anos, com seus irmão vieram morar na cidade de Várzea Alegre, fixando residência na rua São Francisco no Alto do Silva. Seus irmãos foram fazer as suas vidas, ele ficou vivendo com sua mãe. aos 25 anos iniciou a sua vida de carpinteiro, ele era chamado pra assentar porta, janela e etc. Depois disto ele decidiu colocar sua oficina, no entanto algo nos surpreendeu, ele fabricou suas próprias ferramentas, em destaque uma máquina de serragem, que você ainda hoje encontra na sua oficina, em perfeito estado de conservação.
Em 1958 ele sofreu um duro golpe, a sua querida mãezinha veio a falecer, decidindo morar dentro da sua oficina. Em 1963, ele tomou uma decisão que o faria voltar a sorrir novamente, casando com a jovem Luíza Duarte dos Santos, que seria sua companheira até os dias atuais. Desse feliz enlace matrimonial ela teve quatro filhos. Em 1973 ele teve o encontro com o senhor Jesus, tornando-se evangélico e a sua vida continuou a ser mais abençoada.
José Paulino, foi um artista em sua arte, os seus moveis eram uma verdadeira obra de arte, causando espanto aos compradores e a toda população. Residindo na rua Antonio Alves de Lima desde 1972, onde conquistou um forte laço de amizades com todos seus vizinhos. Nos seus 81 anos de vida, cativou bastante amizades, pelo seu jeito calmo e tranqüilo, adquirindo o respeito de toda a população varzealegrense, fez muitos moveis para pessoas ilustres da nossa cidade, região e até da capital. E no dia 23/10/2003 o senhor o chamou para si, imortalizando o seu trabalho de um grande artista.

Biografia escrita por Israel Batista a pedido de sua esposa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário