quarta-feira, 13 de julho de 2011

Paulo, o velho


Filemom 1:1-9

…sendo o que sou, Paulo, o velho […] solicito-te em favor de meu filho Onésimo… —Filemom 1:9-10

Salmos 7–9
Atos 18

A celebração do meu 60.º aniversário realmente mudou a minha perspectiva sobre a vida, pois eu costumava pensar que os sessentões eram “velhos”. E comecei a contar o número de anos produtivos que ainda poderia ter, e estabeleci esse número como 10. Continuei com esse tipo de pensamento sem saída até que me lembrei de um colega de trabalho muito produtivo que tinha 85 anos de idade. Em seguida o procurei para perguntar-lhe como seria a vida após os 60. Ele me contou sobre algumas das maravilhosas oportunidades de ministério que o Senhor lhe dera ao longo dos últimos 25 anos.

O apóstolo Paulo, referindo-se a si mesmo como “velho” em Filemom 1:9, realmente reproduz o meu próprio senso de envelhecimento: “Sendo o que sou, Paulo, o velho […] solicito-te em favor de meu filho Onésimo” (vv.9-10). Paulo estava pedindo a Filemom para receber de volta o seu servo fugitivo Onésimo. Alguns acadêmicos acreditam que Paulo tinha aproximadamente 50 anos de idade ao escrever isso — certamente, ele não era um cidadão idoso pelos padrões de hoje. Mas, a expectativa de vida naquele tempo era muito menor. Ainda assim, embora consciente de sua maturidade, Paulo continuou a servir ao Senhor durante vários anos.

Embora possamos encontrar limitações físicas ou de outros tipos, importa realmente que continuemos fazendo o que pudermos para o Senhor até que Ele nos chame para o lar celestial.

Deus pode usá-lo em qualquer idade — se você estiver disposto.
13 de julho de 2011

Dennis Fisher

Publicado no devocionário Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário 3º trimestre de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário