terça-feira, 25 de janeiro de 2011

25 DE JANEIRO DIA DOS CORREIOS E DO CARTEIRO



Dia do correio
Em 25 de janeiro de 1663, foi criado o Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos.
Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.
As outras pessoas que quisessem enviar correspondências, tinham de utilizar os serviços de mensageiros, viajantes (como tropeiros ou bandeirantes), ou de escravos.
Só a partir do ano de 1835, a Empresa de Correios deu início à entrega de correspondências em domicílios. E em 1852, o telégrafo foi introduzido no Brasil.
Em quase 350 anos de atividade, muita coisa se transformou. Novas formas de entrega foram sendo somadas às mais antigas.
Os "sedex" - serviços de encomenda expressa - podem entregar uma mercadoria em outro Estado até no mesmo dia.
Por outro lado, ainda há distritos onde não há atendimento domiciliar, cujos moradores resgatam suas cartas na paróquia local.
Mesmo em tempos de internet e correio eletrônico, as caixinhas de correspondência não perderam sua função.
Estão sempre abarrotadas de publicidades, periódicos e faturas, mas as vezes também nos trazem cartas de longe, de parentes ou conhecidos que ainda não usam correio eletrônico.
Precisamos dos carteiros até mesmo para recebermos encomendas de lojas virtuais.
Atualmente, 50 mil carteiros e carteiras dão conta da distribuição de aproximadamente 40 milhões de objetos diariamente, mantendo o referencial humano desta atividade que se tornou uma das de maior credibilidade junto à sociedade brasileira.
Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br
DIA DO CARTEIRO

Os passos são milhares, mas a missão é uma só: precisão!
Assim é a vida do carteiro, cujo trabalho começa cedo e pouco importa as condições do clima.
Faça chuva ou faça sol lá vai ele, pelas ruelas, pelos becos, pelas avenidas em todas as partes, levando consigo aquela sacola pesada e repleta de mensagens de todos os tipos.

Já foi bem mais famoso nos tempos em que não tínhamos a internet e muito menos a facilidade e o imediatismo do e-mail.
Mas continua sendo romântico mandar uma carta pelo correio, com aquele papel bem escolhido, aquelas mal traçadas linhas , aquele envelope com as cores do país e o selo postal dando o toque especial das cores.
Felicidade de quem recebe e vê a curiosidade não perder tempo em abrir o envelope e ler o que lá está escrito.
Poucos o fazem hoje mas os carteiros seguem sua rotina, de norte a sul embrenhando-se no turbilhão dos dias com esta tarefa sublime.
Cartas, carteiros e selos postais tem tudo em comum e interligam-se neste contexto fantástico que, mesmo diante da tecnologia os mantém na ativa para a felicidade de muita gente.
Em 1663 foi criada no Brasil a função de Correio-Mor, nome dado aos carteiros daqueles tempos. O patrono dos Correios é o carteiro Paulo Bregaro, que levou em 1822 ao príncipe D. Pedro I as noticias de Portugal que culminaram na Independência do Brasil.
De lá para cá, muita coisa mudou na vida dos carteiros, desde o uniforme até a inclusão de meios de transporte que garantem mais velocidade e agilidade na entrega.
Vida de carteiro não é moleza! Além do trabalho árduo, enfrentam todos os dias os cães, decididos em mostrar os dentes e muitas e muitas vezes mostrar que são afiados.
Fonte: www.jornaldocolecionador

Nenhum comentário:

Postar um comentário