domingo, 30 de janeiro de 2011

Enterrando os "não consigos"


Esta história aconteceu numa escola primária do estado de Michigan, Estados Unidos.


Sentei no fundo da sala e assisti todos os alunos trabalhando numa tarefa, preenchendo uma folha de caderno com idéias e pensamentos com frases de “não consigos” - "Não consigo fazer divisões longas com mais de três números "Não consigo fazer dez flexões.", "Não consigo comer um biscoito só."
Já estava curioso, decidi verificar com a professora o que estava acontecendo e percebi que ela também estava ocupada escrevendo uma lista de "não consigos". Depois todos dobraram as folhas ao meio e as colocaram numa caixa de sapatos, vazia, que estava sobre a mesa da professora. A professora tampou a caixa e saiu pegou uma pá e os alunos a seguiram como num cortejo até o jardim da escola e ali começaram a cavar. Quando a escavação terminou, a caixa de "não consigos" foi depositada no fundo e rapidamente coberta com terra.
A professora então fez uma pequena oração: "Amados, que a expressão não consigo possa descansar em paz e que todos os presentes possam retomar suas vidas e ir em frente na sua ausência. Amém."
Logo após, a sábia professora encaminhou os alunos de volta à classe e promoveu uma festa. A festa da libertação.
Depois disso, nas raras ocasiões em que um aluno se esquecia e dizia "não consigo", a professora simplesmente sorria e o aluno então se lembrava que "não consigo" estava morto e reformulava a frase.
Agora, anos depois, sempre que ouço a frase "não consigo", vejo imagens daquele funeral da quarta série. Como os alunos, eu também me lembro de que "não consigo" está morto.
Não consigo vencer... Não consigo amar... Não consigo perdoar... Não consigo crescer no trabalho... Não consigo tirar notas boas... Não consigo me libertar de um vício... Não consigo salvar meu casamento... Não consigo ter fé... Não consigo... Não consigo...
Se por acaso, na sua vida, você está sendo impedido de avançar por causa do sentimento do não consigo, faça como aquelas crianças da quarta série, enterre esse sentimento agora. Sem hesitação... pense nisso e tenha um ótimo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário