quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Salmo 32.


O que aprendemos sobre culpa e confissão? O que Davi quis dizer por
“calei os meus pecados”? Que acontece quando a pessoa se cala? Qual foi a
solução de Davi para sua culpa?

A confissão honesta faz bem à consciência e, aparentemente,
também para
o corpo. A linguagem de Davi sugere claramente que seu estado
mental de culpa também estava provocando dor física: “envelheceram os
meus ossos” (v. 3)
e “minhas forças foram-se esgotando” (v. 4, NVI). Hoje, os
profissionais de saúde reconhecem a íntima relação entre o estresse
psicológico e as doenças físicas. Há décadas, a expressão “doença
psicossomática” tem sido parte da linguagem dos profissionais de saúde, e
se refere aos sintomas físicos provocados principalmente por processos
psicológicos. Mais recentemente, o campo da psiconeuroimunologia
identificou o papel-chave que exercem os estados mentais na proteção do
nosso corpo ou em sua exposição às doenças.


A culpa, como qualquer outra emoção adversa forte, provoca a
imediata deterioração do comportamento e pode, a longo prazo, destruir a
saúde física. Mas para aqueles que conhecem o Senhor, não há
necessidade de colocar-se em risco.
O testemunho de Davi revela o antídoto para a culpa:
“Confessei-Te o meu pecado. ... e Tu perdoaste a iniquidade do meu
pecado” (v. 5).


Assim, a vergonha, o remorso, a tristeza e a desesperança
provocados pela culpa podem desaparecer pelo perdão maravilhoso do
Senhor, e, em seu lugar, podem vir alegria e felicidade (v. 11).

Enviadda por Fatinha gregório via orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário