
No sertão nordestino, mesmo com sol escaldante o ano inteiro, criamos o hábito de nos queixar do calor. Como se houvesse uma estação fria, toda hora falamos ou escutamos reclamações sobre a constante e alta temperatura:
- Eita calor desgraçado!
- Urubu tá voando com uma asa e se abanando com outra.
- O sol tá de rachar!
Certa tarde, no mês de novembro, em meio a uma longa estiagem, o vendedor Zé de Dairo do Coité chegou à cidade cearense de Várzea Alegre e ouviu muitas reclamações da quentura. Ironizando os constantes protestos sobre o sol escaldante, o vendedor varzealegrense disse:
- Hômi, quente tá é no Juazeiro. Hoje eu fui entrando na cidade e quando olhei pra cima tava a estátua de Padin Ciço se abanando com o chapéu.
Contado por Flávio Cavalcante
http://pedradeclariana.blogspot.com
















Nenhum comentário:
Postar um comentário