terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Esclarecimento


Era apenas um comentário, mas que teve de se transformar em postagem devido a falta de democracia no blog Várzea Alegre Real.

Fui citado no referido blog na postagem “Festa dos Varzealegrenses em São Bernardo do Campo”, quando no lá se refere há um certo senhor com um boneco. Vejam o trecho:

“Ainda está na minha mente a imagem daquele boneco que certo senhor conduzia dizendo ser Joãozinho, fiquei profundamente revoltado quando soube que aquele cidadão veio para cá às custas do dinheiro da prefeitura de minha terra, dinheiro esse que poderia está sendo gasto com benefícios para nossas famílias. Doeu em mim, quando vi aquele rapaz bater no boneco, dizendo está batendo em Joãozinho.”
(postagem essa atribuída a um Sr mais conhecido por caboclo)

E o comentário que enviei ao blog tinha o seguinte teor.
Sinto-me na obrigação de aqui tecer comentário de esclarecimento ao nobre cidadão Caboclo, pois em vendo sua postagem, julgo que a exemplo dele, são muitos os várzealegrenses que desconhecem a nossa cultura popular.
Antes de direcionar para a nossa cultura, gostaria de me apresentar para o cidadão e demais blogueiros. Sou a pessoa a qual o mesmo se refere como, um certo cidadão com um boneco. Sou o radialista Cláudio Sousa militando nesta profissão há alguns anos. Locutor apresentador de 3 programas sendo dois de forró (O Forrozão da Cultura de segunda a sexta das 16:00 as 18:00 e o programa Canta Luiz aos sábados das 05:00 as 06:30 ) e um de esporte o Bola na Rede de segunda a sábado das 11:30 as 12:00 e ainda, vez por outra quando sou convocado faço reportagens para o Jornal da Cultura,na Radio Cultura de Várzea Alegre 670 khz; www.radiocultura670.com.
Para aqueles que não conhecem uma parte da nossa Cultura popular onde existia um ventrículo de cunho autodidata, que sem nunca ter feito um curso; criava os bonecos, nomeava-os e criava as suas historias.
Falo de Damião Carlos da Silva (Damião dos Bonecos), de saudosa memória que deixou grande lacuna em nossa cultura, pois não se encontrou ainda e dificilmente se encontrará alguém que possa pelo menos imitá-lo.
Damião promovia em tempos passado a alegria das crianças varzealegrenses, apresentando o teatro de bonecos mais conhecido como, Cassimiro Coco, que tinha como ator principal o temível e irreverente boneco Cassimiro. Também faziam parte, o Tenente João Redondo, o Srgtº Cara Dura, frouxinha, o Padre Joaquim da Grota,(grota rasa e grota funda), entre outros que os tenho quase todos, para doá-los ao museu que estar para ser inaugurado e em assim fazendo, eternizar a passagem do nosso Damião e seus bonecos em nosso meio, visto que pouco se tem gravado filmado ou fotografado desse nosso grande artista.
A justificativa da presença do boneco na festa, que sem ter obrigação, mas mesmo assim aqui apresento. Era tão somente e simplesmente para divulgar tanta a existência dos bonecos como da intenção por parte do detentor dos mesmos, de doá-los ao museu do Padre Vieira, já que ninguém se propõe a tocar adiante o trabalho do Damião.
Quando ao relato de eu batia em Joãozinho, fiquei bastante decepcionado pois o boneco aqui e, minha casa é sempre muito bem tratado tendo lugar especial na sala da minha casa, para quem adentrá-la, vê-lo como imagem de recepção a quem me visitar.
Levo ainda ao conhecimento de todos que o referido boneco de nome Joãozinho tem mais de cinqüenta anos de vida e que nunca mudou de nome, mesmo isto tendo sido solicitado por alguns seguidores do ex prefeito também citado, no que Damião respondeu quando o Eufrásio nasceu. Há tempos que o meu Joãozinho brincava, e continuo fazendo o seu trabalho e o boneco com o seu nome original.
Boneco este que tenho certeza fez por muitas vezes a alegria das crianças adolescentes e adultos da família Costa de várzea Alegre uma das que mais prestigiou o trabalho de Damião, contratando-o sempre para estar presente nas confraternizações desta nobre família. Os Srº(s) Fernando e Flávio Costa Cavalcante, com certeza são testemunhas do que eu falo. Por quantas vezes o Dr Jose Iran Costa não foi Satirizado por esse mesmo boneco Joãozinho, quando ele era prefeito, mesmo sendo ele o contratante.
Sem mais para o momento encaro as criticas, como uma infelicidade por parte do Sr Caboclo. Mesmo estando eu convencido que, nada de particular existe ou existirá entre as partes, pois nos meus 40 anos de vida, ainda não tive o desprazer de ter nem com um estranho, imagine com um irmão varzeaalegrense.
Creio eu que a referida critica é apenas tão somente e simplesmente, fruto da desinformação do nobre cidadão.
Se querem conhecer mais a nossa cultura varzealegrense acessem o blog do Sanharol www.blogdosanharal.blogspot.com e vocês verão um verdadeiro Paiol da nossa cultura e terão também a oportunidade conhecer o parecer de pessoas que entendem de cultura popular e ver o que os mesmos acharam do Episódio “um certo senhor com um boneco”.
Aproveito a oportunidade para parabenizar o ou a, não dar pra saber, idealizador do referido blog, pela excelente qualidade das postagens. Esse que candidata-se como uma forma de se conhecer o outro lado da moeda quer seja de Real ou de cruzeiro. E sinto-me honrado em ser o segundo internauta a tecer comentário no blog, mesmo tendo sido nesse teor. Feliz ano novo todos.
Comentário que por ser tão extenso foi enviado em 2 partes em 26 de dezembro de 2010 as 10:07

Por Claudio Sousa

texto esse também postado no blog do Sanharol

Nenhum comentário:

Postar um comentário