domingo, 9 de janeiro de 2011

Solidão dos blogs


Garrafas nos oceanos, palavras ao vento, recados jogados , todas essas desgastadas imagens vem à mente quando imaginamos o paradoxo do mundo dos blogs, esses instrumentos que às vezes nos colocam em conexão com tanta gente que conhecemos e desconhecemos mas que são concebidos, feitos , criados e bolados (na maioria das vezes) na mais absoluta solidão. Para mim um blog às vezes é a conexão da solidão de seu autor com a solidão do seu leitor que muitas vezes solidário interage.
Tenho blog há pouco mais de três anos. Espaço atomizado diante dessa galáxia cibernética não posso reclamar das freqüências de visitas que recebo visto que independente, fora dos grandes portais,tenho uma ótima visitação diária e fiéis seguidores. O blog, veículo de comunicação ao qual resisti, me trouxe muito mais alegrias do que dissabores e mesmo nos momentos em que não fui tão assíduo aqui sempre dava uma espiada ou tentava bater meu cartão virtual. O blog nunca foi uma obrigação , mas um prazer. Até porque , como lembra o poeta Leminski “escrevo porque preciso”.
Nos últimos dias, por conta do blog, recebi tantas palavras carinhosas nos comentários ( do sensacional escritor Georges Bourdoukan, do chef Fernando Salles, da senhora Urtigão) e por e-mail, como o querido leitor e ex-fiel telespectador Arilo, que penso modestamente que continua a valer a pena ,apesar de minha alma pequena, manter esse blog. Livre, leve, solto como dizia minha falecida amiga Mara (blogueira entusiasta) às vezes desenvolto, às vezes travado, às vezes querendo mandar um recado, às vezes cifrado, às vezes sem recado algum, jejum absoluto de coerência.
Para fazer um blog é preciso paciência. Até para entender que o numero de comentários que você recebe não tem a ver com o número de visitas que você recebe. A impressão que me dá é que após o facebook começar a bombar as pessoas passaram a ter preguiça de comentar nos blogs pois a resposta do “face” é mais rápida , imediata. O “face” é uma espécie de moda, e creio que o blog apesar da baixa permanece. E se por um lado o “face” desestimulou maiores comentários nos blogs
creio que devo meu grande número de seguidores justamente pela freqüência legal do blog. O blog chama para o “face” o “face” chama para o blog e esse papo todo está ficando de uma chatice exemplar.
Por isso coloco aqui as barbas de molho e aviso que apesar da solidão de minha casa num sábado à noite diante de um computador solitário e de um blog feito solitário creio ser ele um excelente instrumento de navegação entre as mazelas desse mundo atual. A gente precisa reinventar as alegrias e ter um blog é alegria sim. Recomendo e vou em frente. Até porque “escrevo porque preciso”. E ao contrário do astronauta lilás que combina com esse blog eu não estarei fora do ar não.Quem quiser que me suporte. Quem não quiser que mude de canal pois boas opções não faltam nessa galáxia virtual.

Ricardo Soares

http://todoprosa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário