quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AS ZONAS FISIOGRÁFICAS DE SANHARÓ



O município de Sanharó está encravado no peneplano do sistema Borborema, em nível de 600 metros de altitude. A geomorfologia da região faz parte do complexo cristalino pré-colombiano. As rochas em geral são gnaisses ou granitos, cujos afloramentos às vezes surgem em grandes blocos, como a serra da Jaqueira, onde a montanha é arrestada, testemunhando a intensa erosão de outras eras geológicas.
Há duas zonas fisiográficas distintas no município, sendo a linha divisória natural o rio Ipojuca.
Do lado meridional (Mulungu e arredores), as terras são planas, arenosas, ligeiramente homogêneas, com clima de suave a quente, que se pode classificar como semi-árido (Zona Tropical Seca). Por falta de dados mais preciso, podemos dizer que, quanto ao regime pluviométrico, o posto de metrologia de Pesqueira é representativo para todo o universo dessa parte meridional, com as seguintes médias mensais: janeiro 33,75mm; fevereiro 73,15mm; março 100,00mm;abril 109,81mm; maio 95,42mm; junho77,20mm; julho 61,39mm; agosto 33,05mm; setembro 18,31mm; outubro 16,87mm; novembro 24,06mm e dezembro 30,57mm. Média anual: 674,14mm.
É uma região de excelente clima para a criação de bovino, razão pela qual nela se desenvolve uma pecuária leiteira que é uma das melhores do Estado, baseada na palma forrageira suplementada com farelo de algodão ou de soja. A vegetação é característica da caatinga com espécies de cactos rasteiros, mandacaru, imburana, aroeira, baraúna, quipá, xiquexique entre outros vegetais. Seu solo é raso, de um modo geral branco, onde se desenvolve muito bem a mandioca, após a derrubada de vegetação nativa.
Lado Setentrional – Já esta parte tem característica, sob o ponto de vista de clima e vegetação, diferente do lado meridional. É uma microrregião de “brejo de altitude” ou, quanto à vegetação, de “mata serrana”. O regime pluviométrico é acima de 800,00 mm anuais. Índices pluviométricos mensais: janeiro 9,2 mm; fevereiro 81,00mm; março 222,8 mm; abril 111,70mm; maio 48,30 mm; junho 72,09mm; julho 126,40mm; agosto 41,80mm setembro 20,60mm; outubro 15,10 mm; novembro 10,20 mm e dezembro 52,20mm. Estes índices são do posto de Belo Jardim, mas que podem ser tomado como uma indicação dos da região em tela. As elevações situam-se em nível superior a 1000 metros de altitude e as inclinações são bem acentuadas, tornando a topografia bem movimentada. Há abundância de água em virtude das fontes na superfície do solo.
“Ai, devido à altitude e, consequentemente, à maior exposição aos ventos úmidos de Sudeste, os alísios oriundo do Atlântico, forma-se uma paisagem natural bem diversa, uma paisagem de floresta tropical de altitude, que se beneficia quase sempre de uma maior quota anual de chuvas, de menos intensa evaporação e de uma grande condensação – chamada em alguns locais de “camboeira” e que apresenta densidade e porte que a aproxima da floresta da região da Mata”( Manoel Correia, “Paisagens e Problemas do Brasil”).
Os “brejos de altitude” do Agreste nada mais são do que um prolongamento da Floresta Atlântica e, por outro lado, são contínuos dentro da unidade orográfica. A partir do sistema da serra das Russas em Gravatá há uma sucessão de “brejo”: Gravatá, Bonito, Camocim de São Felix, Agrestina e Caruaru.
Contrariamente dos “brejos” sertanejos que são isolados como Triunfo e Tacaratu. A sucessão de “brejos” agrestinos prolonga-se com a Serra dos Ventos em Belo Jardim, Serras de Jenipapo em Sanharó, Serras do Ararobá em Pesqueira, Serras das Varas em Arcoverde e as Serras de Buique.A “mata serrana” de Jenipapo era rica e variada com espécies vegetais de alto valor econômico como cedro, a ponto de Vasconcelos Sobrinho observar no seu livro “As Regiões Naturais do Nordeste, o Meio e a Civilização” às páginas 85: “Encontramos, em 1939, belas associações de cedro com outras espécies, no brejo do Jenipapo”. Citam-se também outras espécies de alto valor como maçaranduba, jacarandá, sucupira, louro e canela, entre outras.

Por Leonides de Oliveira Caraciolo.

Ta aí gente que eu não esperava encontrar um município de Sanharó mas encontrei e posto aí pra vocês conhecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário