quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Suas mãos e joelhos na mãos de Deus tem valor.


TEMA: Oito Razões pelos quais devemos levantar as mãos e Quatro razões pelos quais devemos firmar os joelhos.

TEXTO: Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, (Hebreus 12.12).

INTRODUÇÃO: O corpo do cristão é muito importante e precioso para Deus. E a Bíblia fala em Salmos 11.4; “O Senhor está no seu santo templo,” E em Habacuque 2.20 diz; “Mas o Senhor está no seu santo templo;” E em I Coríntios 3.16 diz; “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?.” I Coríntios 6.19; “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?.” II Coríntios 6.16; “E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Efésios 2.21,22; “no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.” Lendo estas passagens chegamos a uma conclusão de que o corpo do crente e o templo de Deus e morada do Espírito Santo, sendo assim, Deus tem exigido que os crentes use de forma e maneira valiosa cada parte do corpo. Uma delas e as mãos e os joelhos. Nesta estudo iremos constatar que as mãos e os joelhos tem suma importância para a obra de Deus, e Deus as quer erguidas e firmes para sua obra. Ao final deste estudo espero que tenha cumprido as palavras de Elifaz à Jó. Jó 4.3,4; “Eis que tens ensinado a muitos, e tens fortalecido as mãos fracas. As tuas palavras têm sustentado aos que cambaleavam, e os joelhos desfalecentes tens fortalecido.” E as palavras do profeta Isaias. Isaias 35.3; “Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes.”

1. Por quê levantar as mãos?

1.1 Para confessarmos.

Levítico 16.21; “e, pondo as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre ele todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á para o deserto, pela mão de um homem designado para isso.” Esdras 9.5,6; “A hora da oblação da tarde levantei-me da minha humilhação, e com a túnica e o manto rasgados, pus-me de joelhos, estendi as mãos ao Senhor meu Deus, e disse: Ó meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar o meu rosto a ti, meu Deus; porque as nossas iniqüidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até o céu.”

1.2 Para que você possa abençoar.

I Reis 8.54,56; “Sucedeu pois que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para o céu, se levantou de diante do altar do Senhor, pôs-se em pé, e abençoou em alta voz a toda a congregação de Israel, dizendo: Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; não falhou nem sequer uma de todas as boas palavras que falou por intermédio de Moisés, seu servo.”

1.3 Para que veja.

Atos 9.12,17; “e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.”

1.4 Porque com as mãos levantadas Deus mostra os sinais.

Êxodo 4.2-8,17; “Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão. Disse Moisés: uma vara. Ordenou-lhe o Senhor: Lança-a no chão. Ele a lançou no chão, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugiu dela. Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão e lhe pegou, e ela se tornou em vara na sua mão); para que eles creiam que te apareceu o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no seio. E meteu a mão no seio. E quando a tirou, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve. Disse-lhe ainda: Torna a meter a mão no seio. (E tornou a meter a mão no seio; depois tirou-a do seio, e eis que se tornara como o restante da sua carne.) E sucederá que, se eles não te crerem, nem atentarem para o primeiro sinal, crerão ao segundo sinal. Tomarás, pois, na tua mão esta vara, com que hás de fazer os sinais.”

1.5 Porque com as mãos levantadas Deus batiza com Espírito Santo.

Atos 8.17-22; “Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;” Atos 19.6; “Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.”

1.6 Porque com as mãos erguidas Deus dará vitória.

Êxodo 17.11,12; “E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. As mãos de Moisés, porém, ficaram cansadas; por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até o pôr do sol.”

1.7 Para que o milagre aconteça.

Marcos 16.15-18; “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.” Atos 28.8; “Aconteceu estar de cama, enfermo de febre e disenteria, o pai de Públio; Paulo foi visitá-lo, e havendo orado, impôs-lhe as mãos, e o curou.”

1.8 Para enche-la de brasas acesas, e espalhar sobre a cidade.

Ezequiel 10.2; “E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas giradoras, até debaixo do querubim, enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins, e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.”

2. Por quê levantar os joelhos?

2.1 Para não adorar a Baal.

I Reis 19.18; “Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.” Romanos 11.4; Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil varões que não dobraram os joelhos diante de Baal.”

2.2 Para fazer discípulo.

Mateus 28.19; “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

2.3 Para pregar o Evangelho.

Marcos 16.15-20; “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.”

2.4 Para que Deus fale contigo.

Ezequiel 2.1; “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.” Ezequiel 3.22; “E a mão do Senhor estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo.”

CONCLUSÃO

Portanto devemos tomar muito cuidado ao levantarmos as mão, pois a Bíblia nos adverte que não devemos levantar as mãos com ira, (I Timóteo 2.8; “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.) e nem precipitadamente, (I Timóteo 5.22; A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.). Mas devemos despertar este Dom, (II Timóteo 1.6; Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.). Ensinar com cautela, (Hebreus 6.1-3; Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. E isso faremos, se Deus o permitir.). Mas fortifica-te em Cristo e Levante para vitória, (II Timóteo 2.1; Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus; Isaías 60.1; Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor.)

Com amor apresento este humilde trabalho.

Helder Mendonça de Lima
Diácono da Igreja: Assembléia de Deus Cedro/Ce
Criador e Fundador da Cruzada e Campanha Cristo que Liberta.
Bacharel em Teologia

3 comentários: