sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CANTORA E COMPOSITORA CEARENSE RITA DE CÁSSIA



Considerada a maior compositora de forró do Brasil, por ter mais de 450 músicas gravadas por vários interpretes e bandas de sucesso. A primeira composição gravada foi 1992, pela cantora Eliane "Brilho da Lua, tornando sucesso absoluto, sendo a música mais executada em Fortaleza. Logo em seguida, "Sonho Real" foi gravada pela Banda Mastruz com Leite que já começava a despontar com muito sucesso no Ceará e outros Estados...
Em 1993, Mastruz com Leite grava "Meu Vaqueiro,Meu Peão" de Rita de Cássia e é uma explosão de sucesso em todo Brasil. Meu Vaqueiro, meu Peão, torna-se um hino dentro do forró. Começa ai o estrelato de Rita de Cássia como compositora. Ganhou o diploma "Destaque de Melhor Compositora do Céara 1993". O forró começava a tormar conta de todo Nordeste com a nova Linguagem Romântica, a poesia. A forma direta de falar de amor começou a dar certo e Rita de Cássia, usando todo o seu talento e carisma, continuava compondo canções Lindíssimas e recebia muitos elogios a cada dia de locutores, bandas e de principalmente de jovens que passaram a gostar do forró com esta grande revolução.
Em 1994, ganha o prêmio "Destaque da Região Vale do Jaguaribe" como melhor compositora. Além disso, já estava em 8° lugar entre os melhores compositores do País e em 1995 recebeu os parabéns do ECAD ( Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), por ter sido primeiro lugar em execução no Brasil, juntamente com a SomZoom Stúdio. Foi também nesse ano que foi gravado o primeiro CD intitulado Rita de Cássia, Redondo e banda Som do Norte. 2000, seus méritos também foram reconhecidos no evento " XX -- O Século das Mulheres", promovido pelo jornal Folha do Comércio, onde ela foi homenageada e recebeu o título de "Compositora do Século XX". No decorrer de sua carreira Rita de Cássia gravou 12 CDs em parceria com seu irmão Redondo e a banda Som do Norte, 5 CDs Voz e Violão,1 DVD Acústico , 1 Cd em comemoração aos 20 anos de carreira e 1 Cd Rita de Cássia ao vivo (2010). 2002, Teve novamente a explosão de suas composições na musica Jeito de Amar (Porres por Você), gravado na Voz de Solange e Xande (Aviões do Forró). Atualmente terão também nas faixas do novo CD suas composições gravadas. Aguardem... Hoje Rita de Cássia segue sua carreira solo com seu romantismo e emoção aos palcos, a artista aproveita também para destacar a paixão pelo nordeste cantando muitas que exaltam essa região tão forte em suas origens. Rita de Cássia não para e continua compondo e expondo suas raízes e claro apaixonando corações com todo o seu amor. Com mais de 450 composições,não é a toa que ela recebeu do meio forrozeiro o título de " A Melhor compositora de Forró do Brasil ".

A mesma recebeu indicações para o Guinness como maior ompositora e em breve com certeza a mesma fara parte deste grupo.

Em 2010 Rita de Cássia recebeu na Cidade de Campina Grande - PB ( O Maior São João do Mundo) o premio Jackson e Gonzagão os titulos de Maior Compositora de Forró do Brasil e a Musica Saga de Um Vaqueiro como Melhor Musica da década.

*Fonte dela mesmo de seu Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário