sábado, 5 de novembro de 2011

A vida do CD está chegando ao fim


...e segundo boatos, será ano que vem.


Segundo o site Side-line.com e diversos outros, as grandes gravadoras já decidiram: não utilizarão mais a mídia física CD até o final de 2012, tendo interesse apenas no formato digital. Apesar de não existir um comunicado oficial, as gravadoras que foram consultadas sobre a decisão não se preocuparam em desmentir tal medida, respondendo apenas com um “no comments”.

O boato já está rolando a mais de 3 semanas, com informações adicionais, como o interesse de apenas manter a mídia para edições especiais ou de luxo.

A Amazon, atualmente a maior vendedora de CDs do mundo, teoricamente será a única a trabalhar com o tal formato, sendo que eles provavelmente irão usar isso como um diferencial nas vendas (compre o álbum digital completo e ganhe o CD).


Fiquei realmente surpreso com essa notícia. Já estava claro que o CD estava com os dias contados, principalmente depois do iTunes Store e da Amazon MP3 Music Store. Outros serviços como o Grooveshark e Google Music também servem como base para tal teoria.

Mas acredito que esta decisão ainda seja prematura demais. Em mercados como o Brasil e outros na qual a venda digital ainda não é muito difundida, esse tipo de decisão é um tiro no pé ao meu ver, pois por mais que aqui exista uma “cultura da pirataria”, os poucos que compram álbuns originais, ainda utilizam a mídia física.

Resta saber se as majors irão adotar essa decisão em todos seus campos de atuação.


Matéria por Fernando Cravieé, redator do Microfonia.fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário