quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O SOL


O Sol é uma estrela comum, uma das 100 bilhões ou mais de estrelas que habitam a nossa galáxia.

diâmetro: 1.390.000 km.
massa: 1,989x1030 kg
temperatura do núcleo: 15.000.000 K.
temperatura da superfície: 5800 K

K = É medida internacional de temperatura KELVIN.
Transformem para °C, que equivale a 6000 °C hot não?



- Existe a possibilidade do Sol se extinguir?

- É claro que sim! Mas ainda vai demorar.
Para se manter aceso o Sol está "queimando" matéria em uma reação de fusão atômica e emitindo quantidades enormes de energia.
Ele converte 5 milhões de toneladas de matéria em energia por segundo!
O Sol está mais ou menos na metade de sua vida. Estima-se que para transformar todo seu hidrogênio em hélio, este processo ainda vai gastar uns 5 bilhões de anos.

Isso a 3 anos atrás =O.....

O Sol tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Desde o seu nascimento, quase a metade do hidrogênio de seu núcleo já foi consumida. Ele continuará a irradiar energia "pacificamente" por mais 5 bilhões de anos (embora sua luminosidade deva ser então cerca de duas vezes maior). Mas, por fim, sua reserva de hidrogênio se esgotará. Quando isso acontecer, o Sol passará por mudanças radicais que (embora tal fato não cause surpresa considerando-se os padrões estelares - resultarão na total destruição da Terra (e provavelmente na criação de uma nebulosa planetária).

Localização

O Sol ocupa uma posição periférica na nossa Galáxia,ou seja, ele está a 33.000 anos luz do centro galáctico, o que corresponde a 2/3 do raio galáctico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário