quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Testemunhas de Jeová — Quem são? Em que crêem?


Perguntas muitas vezes feitas pelos interessados

Se Deus é amor, por que permite a iniqüidade?
DEUS deveras permite a iniqüidade, e milhões de pessoas, na Terra, praticam-na deliberadamente. Por exemplo, declaram guerras, lançam bombas sobre crianças, queimam terras e provocam fome. Milhões fumam e ficam com câncer do pulmão, praticam o adultério e contraem doenças sexualmente transmissíveis, abusam das bebidas alcoólicas e adquirem cirrose hepática, e assim por diante. Tais pessoas não querem realmente que se acabe com toda a iniqüidade. Desejam apenas que se elimine as penalidades decorrentes dela. Quando ceifam o que semearam, clamam: “Por que eu?” E culpam a Deus, assim como diz Provérbios 19:3: “A falta de juízo é o que faz a pessoa cair na desgraça; no entanto ela põe a culpa no Deus Eterno.” (A Bíblia na Linguagem de Hoje) E se Deus pusesse um fim às suas más ações, protestariam contra a perda da liberdade de se empenharem nelas!


O principal motivo de Jeová permitir o que é mau é o de responder ao desafio de Satanás, o Diabo. Ele disse que Deus não conseguiria ter na Terra homens que Lhe fossem fiéis sob prova. (Jó 1:6-12; 2:1-10) Jeová permite que Satanás exista para ter a oportunidade de provar seu desafio. (Êxodo 9:16) Ao tentar provar seu desafio, Satanás persiste em causar aflições agora, a fim de que os homens se voltem contra Deus. (Revelação [Apocalipse] 12:12) Todavia, Jó manteve a integridade. Jesus também. Os verdadeiros cristãos a mantêm agora. — Jó 27:5; 31:6; Mateus 4:1-11; 1 Pedro 1:6, 7.

Eu gostaria de crer num paraíso terrestre em que as pessoas vivessem para sempre, mas não é isso bom demais para ser verdade?
Não segundo a Bíblia. Parece ser bom demais para ser verdade só porque a humanidade já conhece o que é mau por tantos séculos. Jeová criou a Terra e mandou que a humanidade a enchesse de homens e mulheres justos, que cuidariam da vida vegetal e animal, e que preservariam a sua beleza, em vez de destruí-la. (Veja as páginas 12 e 17.) Em vez de este prometido Paraíso ser bom demais para ser verdade, o atual estado lamentável é ruim demais para continuar. O Paraíso o substituirá.

Como posso responder àqueles que zombam e dizem que a Bíblia é um mito, e que ela não é científica?
A fé nestas promessas não é uma questão de credulidade. “A fé segue à coisa ouvida.” Por meio do estudo da Palavra de Deus, a sabedoria desta torna-se evidente e a fé aumenta. — Romanos 10:17; Hebreus 11:1.

A arqueologia bíblica confirma grande parte da exatidão histórica da Bíblia. A ciência verdadeira harmoniza-se com a Bíblia. Os seguintes fatos já constavam na Bíblia muito antes de serem descobertos pelos eruditos seculares: a ordem dos estágios pelos quais a Terra passou no seu desenvolvimento, que ela é redonda, que está suspensa no espaço sobre o nada e que as aves migram. — Gênesis, capítulo 1; Isaías 40:22; Jó 26:7; Jeremias 8:7.

A inspiração da Bíblia é confirmada pelas profecias cumpridas. Daniel predisse a ascensão e a queda de potências mundiais, bem como a época em que o Messias viria e seria morto. (Daniel, capítulos 2, 8; 9:24-27) Hoje se cumprem ainda outras profecias, identificando os tempos atuais como os “últimos dias”. (2 Timóteo 3:1-5; Mateus, capítulo 24) Tal presciência está além da capacidade humana. (Isaías 41:23) Para mais informações, veja os livros A Bíblia — Palavra de Deus ou de Homem? e Existe um Criador Que Se Importa com Você?, publicados pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

Como posso aprender a responder a perguntas sobre a Bíblia?
Terá de estudar a Bíblia e meditar sobre ela e, ao mesmo tempo, pedir que o espírito de Deus o oriente. (Provérbios 15:28; Lucas 11:9-13) “Se alguém de vós tiver falta de sabedoria”, diz a Bíblia, “persista ele em pedi-la a Deus, pois ele dá generosamente a todos, e sem censurar; e ser-lhe-á dada”. (Tiago 1:5) Há também compêndios bíblicos que valem a pena consultar. Usualmente se precisa da ajuda de outros, como quando Filipe estudou com o etíope. (Atos 8:26-35) As Testemunhas de Jeová dirigem estudos bíblicos gratuitos com os interessados, no lar deles. Sinta-se à vontade para solicitar este serviço.

Por que tantos se opõem às Testemunhas de Jeová e me dizem que não devo estudar com elas?
Houve oposição à pregação de Jesus, e ele disse que seus seguidores também a sofreriam. Quando alguns ficaram impressionados com o ensino de Jesus, os opositores religiosos retrucaram: “Será que também vós fostes desencaminhados? Será que um só dos governantes ou dos fariseus depositou fé nele?” (João 7:46-48; 15:20) Muitos dos que o aconselham a não estudar com as Testemunhas estão desinformados ou têm preconceitos. Estude com as Testemunhas e veja por si mesmo se o seu entendimento da Bíblia aumenta ou não. — Mateus 7:17-20.

Por que as Testemunhas visitam os que já têm religião?
Fazendo isso, seguem o exemplo de Jesus. Ele se dirigiu aos judeus. Os judeus tinham sua própria religião, mas em muitos sentidos esta se havia desviado da Palavra de Deus. (Mateus 15:1-9) Todas as nações têm alguma espécie de religião, quer chamada cristã, quer não-cristã. É de importância vital que as pessoas tenham crenças que se harmonizem com a Palavra do próprio Deus, e o empenho das Testemunhas de Jeová em ajudá-las nisso constitui um ato de amor ao próximo.

Crêem as Testemunhas que a sua religião é a única certa?
Quem leva a sua religião a sério deve achar que ela é a certa. Senão, por que estaria nela? Os cristãos são admoestados: “Certificai-vos de todas as coisas; apegai-vos ao que é excelente.” (1 Tessalonicenses 5:21) Cabe-lhe certificar-se de que as suas crenças têm o apoio das Escrituras, pois existe uma só fé verdadeira. Efésios 4:5 confirma isso, mencionando “um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. Jesus não concordou com o conceito moderno, comodista, de que há muitos caminhos, muitas religiões, que todos levam à salvação. Pelo contrário, ele disse: “Estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos são os que o acham.” As Testemunhas de Jeová crêem que o encontraram. Se não fosse assim, procurariam outra religião. — Mateus 7:14.

Acreditam que são os únicos a serem salvos?
Não. Milhões dos que viveram nos séculos passados, que não eram Testemunhas de Jeová, voltarão na ressurreição e terão a oportunidade de viver. Muitos dos que agora vivem ainda poderão tomar posição a favor da verdade e da justiça, antes da “grande tribulação”, e estes obterão a salvação. Outrossim, Jesus disse que não devemos julgar uns aos outros. Nós vemos a aparência; Deus examina o coração. Ele vê com precisão e julga com misericórdia. Confiou o julgamento a Jesus, não a nós. — Mateus 7:1-5; 24:21; 25:31.

Que contribuições financeiras se esperam dos que freqüentam as reuniões das Testemunhas de Jeová?
O apóstolo Paulo disse a respeito das contribuições monetárias: “Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.” (2 Coríntios 9:7) Nos Salões do Reino e nos auditórios de congressos das Testemunhas de Jeová nunca se fazem coletas. Para os que desejam contribuir, há caixas que tornam isso possível. Ninguém sabe o que os outros contribuem, ou se contribuem. Alguns podem dar mais do que outros; alguns talvez não possam dar nada. Jesus mostrou o conceito correto quando comentou a respeito do cofre do tesouro no templo de Jerusalém e dos contribuintes: O que conta não é a quantia, mas a capacidade de contribuir e o espírito com que se faz isso. — Lucas 21:1-4.

Caso eu me torne Testemunha de Jeová, espera-se que eu pregue assim como elas fazem?
Quando alguém obtém pleno conhecimento a respeito do prometido Paraíso terrestre sob o Reino de Cristo, deseja compartilhá-lo. Dar-se-á o mesmo com você. Trata-se de boas novas! — Atos 5:41, 42.

Fazer isto é uma maneira importante de mostrar que você é discípulo de Jesus Cristo. Na Bíblia, Jesus é chamado de “testemunha fiel e verdadeira”. Quando estava na Terra, ele pregava, dizendo: “O reino dos céus se tem aproximado”, e enviou seus discípulos para fazerem o mesmo. (Revelação [Apocalipse] 3:14; Mateus 4:17; 10:7) Mais tarde, Jesus ordenou aos seus seguidores: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, . . . ensinando-as.” Ele predisse também que, antes do fim, ‘estas boas novas do reino seriam pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações’. — Mateus 24:14; 28:19, 20.

Há muitas maneiras de proclamar estas boas novas. As conversas com amigos e conhecidos não raro abrem oportunidades para isso. Alguns o fazem por meio de cartas ou pelo telefone. Outros enviam publicações com assuntos que acham que interessariam em especial a um determinado conhecido. Movidas pelo desejo de não desperceberem ninguém, as Testemunhas levam a mensagem de porta em porta.

A Bíblia contém este convite cordial: “O espírito e a noiva estão dizendo: ‘Vem!’ E quem ouve diga: ‘Vem!’ E quem tem sede venha; quem quiser tome de graça a água da vida.” (Revelação 22:17) Falar aos outros sobre a Terra paradísica e suas bênçãos é algo que se deve fazer voluntariamente, movido por um coração cheio do desejo de transmitir estas boas novas.

Temos certeza de que você tem outras perguntas a respeito das Testemunhas de Jeová e suas crenças. Talvez algumas questões sejam de natureza controvertida. Gostaríamos de responder às suas perguntas. O espaço nesta brochura é limitado, de modo que o convidamos a fazê-las às Testemunhas na sua localidade. Poderá fazer isso nas reuniões no Salão do Reino ou quando o visitam no seu lar. Ou pode enviar suas perguntas à Sociedade Torre de Vigia.

Enviado por Chaguinha. via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário