quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DR. JOSÉ IRAN COSTA


Natural de Várzea Alegre-Ceará. Nasceu em 07 de Setembro de 1938. Filho de André Alves Costa e Maria Bitu Costa.


VIDA ESCOLAR / ACADÊMICA E MEIO SOCIAL

O jovem José Iran Costa freqüentou os bancos escolares, principiando na Escola José Correia Lima em Várzea Alegre. Mais tarde cursou o ginasial no Colégio Diocesano - Patos, na Paraíba, chegando a concluir o curso científico no Liceu do Ceará, em Fortaleza.

A juventude que testemunhou a sua coragem de lutar foi a mesma que o conduziu ao curso acadêmico de Medicina. E em 08 de Dezembro de 1965, estava formado pela Universidade Federal de Pernambuco o médico cirurgião Dr. José Iran Costa.

No meio social, foi proclamado Presidente do Clube Recreativo de Várzea Alegre (por dois anos); Diretor do Centro Educacional São Raimundo Nonato (durante 09 anos); Secretário Municipal de Saúde - no período de Janeiro de 1989 a Dezembro de 1990. Assumindo mais um período na posição de Secretário Municipal de Saúde - esteve à frente dos trabalhos - no período de Janeiro de 1997 a Dezembro de 2000.

FAMÍLIA

Casado com a senhora Maria Laís Iolanda Costa, Dr. José Iran Costa constituiu uma família. Hoje conta com três filhos (Dr. José Iran Costa Júnior; Dr. Guilherme Jorge Costa e Andréia Silvia Costa).

SERVIÇOS ASSINALADOS AO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE PONTIFICARAM A SUA INTEGRIDADE E O COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO.

Dr. José Iran Costa contribuiu (largamente) - prestando serviços na área da saúde, quando esteve como Diretor cirúrgico da Casa de Saúde São Raimundo Nonato, durante um período de 26 anos. Fundou e idealizou o pronto Socorro Municipal. Hoje, identificado como CAIS - Centro de Assistência Integrada à Saúde. Fundou e idealizou o Hospital Santa Maria, onde esteve por muito tempo como diretor geral.

Prefeito Municipal, no período de Janeiro de 1983 a dezembro de 1988. Ali, idealizou grandes obras (Construção do Terminal Rodoviário, Pronto Socorro Municipal, cerca de aproximadamente 40 salas de aula entre outras).

Trabalhou ativamente no propósito de unir e efetivar grandes feitos. Feitos que vieram a consagrar sua existência como homem lutador, íntegro e cidadão de bem. Fortaleceu os albores da vida no seu espírito empreendedor, sentindo-se atraído às mais altas aspirações da vida.

Compreendeu que para vencer na sua vida não lhe basta a força de vontade, o entusiasmo, é preciso saber lutar. Lutou muito, lutou sempre e fez valer que ninguém desconhece as dificuldades que se antepõem aos que desejam VENCER.Falecido em 13/09/09

do site da prefeitura

*Montagem feita por Antonia Ferreira e me enviada

Um comentário:

  1. por favor entrem em contato comigo pelo email
    solanginhahta@hotmail.com ,tem um rapaz aqui na minha cidade que hoje tem 34 anos ele é adotado e o povo fala que ele é filho do dr. iram costa , ai de varzea alegre ,é tanto que no antigo batisterio dele o nome dele era josé iram , mais a familia que o adotou resgistrou o mesmo com outro nome por favor alguem mim ajude preciso desenrolar o fio dessa meada. obrigada

    ResponderExcluir