domingo, 11 de setembro de 2011

VICENTE BEZERRA DUARTE E MARIA LINDA DUARTE



Vicente Bezerra Duarte ("Padim Duarte"), meu trisavô, e Maria Linda Duarte ("Madinha Duarte"), minha trisavó, eram naturais de Várzea Alegre, interior do Ceará. Segundo o livro História da Minha Vida, de meu Tio-avô, Vicente Guedes Duarte (Tio Guedes), ele foi seminarista e colega do Padre Cícero Romão Batista. Porém, ele deixou o seminário para casar-se com sua primeira esposa.
Ele nasceu no ano de 1841 e faleceu no ano de 1913, aos 72 anos. Ela nasceu no dia 14 de maio de 1864 e faleceu no dia 20 de novembro de 1953, aos 89 anos.
Quando veio a seca de 1877 muitos moradores do interior do Ceará migraram para a capital, Fortaleza, inclusive Vicente Bezerra Duarte e a família de Maria Linda do Amor Divino, seu nome de solteira. Contam que houve uma epidemia em Fortaleza por essa época e que os pais de Maria Linda morreram, os dois, numa noite só. A esposa de Vicente Bezerra Duarte, que era tia de Maria Linda, também veio a falecer. Ele ficou com os três sobrinhos da esposa e, temendo o falatório, resolveu casar-se com Maria Linda que tinha 13 anos, na época.
Junto com Maria Linda ficaram dois irmãos: Antônio Primo e Ana. Ao voltarem de Fortaleza, depois de passada a seca, a propriedade deixada pelos pais de Maria Linda foi dividida entre os herdeiros. Segundo Tio Guedes, em História da Minha Vida, Antônio Primo ficou com a parte de cima, ou cabeceira e deu o nome de sítio "Baixio"; Maria Linda ficou com a parte central da propriedade e deu o nome de sítio Medeiros; e Ana ficou com a outra parte, ou seja, a parte dos fundos, que recebeu o nome de sítio "Taquari".
Do casamento deles nasceram 12 filhos:
1. Maria Amélia de Passos (minha bisavó, mãe de meu avô paterno, José Bezerra Lima, ou vovô Zezinho);
2. Primo Alves Bezerra (sobrenome não confirmado pelas lembranças de minha avó);
3. Francisco Bezerra Duarte (meu bisavô, pai de minha avó paterna, Edna Bezerra Duarte);
4. Manoel Bezerra Duarte (Tio Neném);
5. Vicente Bezerra Duarte;
6. Emília Bezerra Duarte (Tia Ninia);
7. Raimundo Bezerra Duarte (Tio Mundin ou Din);
8. José Bezerra Duarte (foi Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil);
9. Lozinha ou Tia Lô (nome verdadeiro não lembrado);
10. Ana (Tia Nanu);
11. Araci Bezerra Duarte;
12. João Bezerra Duarte.

Estes são os 12 filhos de VICENTE BEZERRA DUARTE e MARIA LINDA DUARTE. O destino de alguns desses filhos não é certo. Se algum parente tiver informações sobre o paradeiro desses filhos, por favor entre em contato. Este blog tem o objetivo, de alguma forma, de juntar os elos perdidos de nossa família e evitar que a nossa história se perca.

David Duarte

Foto de Maria Linda Duarte e três netas dela

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de informá-lo que Vicente também é meu trisavô. José foi meu Bisavô, casado com Raimunda Gondim. Eles tiveram 4 filhos. Zuleide, minha avó ainda viva, casou e teve 3 filhos: Ivan, Ciro e meu pai Wladimir. É um prazer encontrar vocês!

    ResponderExcluir